quinta-feira, 25 de junho de 2015

O sono do bebê

Miguel dormindo :3

 Olá leitores, o assunto de hoje é o sono dos nossos bebês. Qual é a melhor posição para eles dormirem?
O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se sufocar e engasgar se estiver dormindo de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade. Dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita (uma das principais causas de óbitos de crianças com até 01 ano.)

É importante, depois que o bebê mamar e arrotar, coloque-o deitado, virado de barriga para cima.
Existem pontos que é importante destacar:
  • Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir e, com isso, chamar a atenção dos pais.
  • Em situação normal, a inclinação da cama não precisa ser maior do que 45°. Deixe os braços do bebê para fora da coberta para evitar que ele deslize e fique sufocado pelo cobertor.
  • Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo.
  • Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros,''cheirinhos'', pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.
Devemos respeitar o tempo de sono dos nossos pequenos. O recém nascido dorme praticamente o dia todo (16 a 20 horas) e acorda somente para mamar ou por algum outro desconforto. Devemos lembrar que se o bebê não acordar com fome após 3 horas de ter mamado, acorde-o para evitar a perda de peso.
Para garantir um sono agradável para o bebê é importante que o ambiente seja tranquilo, que ele durma em seu berço e tenha a higiene de fraldas feita. 
Beijinhos, e até os próximos posts :*
(FONTE DE PESQUISA: Manual do bebê, Unibaby) 


Um comentário :