sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tudo sobre o DIU (Dispositivo Intrauterino)


Olá leitores, tudo bem com vocês? Por aqui está tudo bem! Hoje eu trouxe pra vocês um post muito interessante. Eu vou responder 7 perguntinhas que as pessoas sempre me perguntam depois que eu optei por colocar o DIU. Eu separei as perguntas em tópicos para ficar mais fácil de vocês lerem e ficar mais prático. Então vamos lá!!!


  1. ''O QUE É O DIU?"
O DIU é um dispositivo intrauterino, como o próprio nome diz, é um dispositivo com funções anticoncepcionais que deve ser inserido no útero por um profissional (no caso, um médico).

2.''QUAL A DIFERENÇA DO DIU DE COBRE DO DIU MIRENA?'

Ambos dispositivos, tem a função de impedir a penetração e a passagem do espermatozoide para dentro do útero. O DIU de cobre é um dispositivo que não possui nenhum tipo de hormônio, ele é feito de cobre, um tipo de metal. Este é fornecido pelo SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE), já o DIU MIRENA, também conhecido como SIU, é um dispositivo hormonal. É feito de um material parecido com o plástico. Este é pago, seja particular ou por um plano de saúde.

3.QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DE CADA UM DELES?

DIU DE COBRE:
Vantagens-  
  • Pode ser inserido durante à amamentação.
  • Não precisa se lembrar de tomar remédio
  • Dura de 7 à 10 anos
  • Não interfere na relação sexual
  • Pode ser removido quando a mulher quiser.
Desvantagens-
  • Aumenta o fluxo menstrual
  • Dor e possível risco de perfuração uterina durante a colocação
  • Cólicas durante o período menstrual
  • Aparecimento de acnes
  • Não é 100% seguro
DIU/SIU MIRENA
Vantagens-

  • Devido à liberação hormonal, o fluxo menstrual diminui drasticamente e em 44% das mulheres, após 6 meses, não possuem fluxo menstrual (Eu faço parte desse percentual :))
  • Não precisa se lembrar de tomar remédio
  • Não possui efeitos colaterais, como cólicas, aumento de menstruação, perfuração...
  • É o método contraceptivo mais seguro, com apenas 1% de chance de dar errado
  • Mais seguro que ligamento de trompas
  • Dura 5 anos
Desvantagens-

  • Pode causar acnes
  • Possibilita o aparecimento de cistos no ovário
  • Pode não adaptar à qualquer pessoa
4- ''AINDA PRECISO USAR PRESERVATIVO?
O uso do preservativo é muito importante independente de usar ou não algum anticoncepcional. Evita doenças sexualmente transmissíveis e nos previne de gravidez indesejadas. 
No meu caso, eu namoro à quatro anos e só tenho relação sexual com o meu parceiro, que por ventura é o pai do Miguel :). Então, nós não usamos preservativo. Pois, além de sermos fixos, minha ginecologista me disse que não é necessário o uso deste com o DIU mirena. Mas se você não tem um parceiro fixo, é indispensável o uso de preservativos, afinal, saúde em primeiro lugar.

5- ''DÓI PRA COLOCAR?''
A dor pode variar de pessoa pra pessoa,o DIU pode ser colocado tanto em um hospital, quanto em um consultório de um médico capacitado pra isso. Já li relatos de mulheres dizendo que sentiu bastante dor ao ser introduzido, outras, já disseram que sentiram apenas um incômodo. Eu, optei por colocar no consultório mesmo, com o uso de anestesia, pois no dia além de colocar o DIU, eu ia fazer um pequeno procedimento íntimo. Então, eu não senti nenhuma dor. Após a anestesia, senti um pequeno desconforto e sangramento que durou por 3 meses. Mas hoje, já não sinto nada e nem menstruo.

6-''QUAL O MEU DISPOSITIVO E PORQUÊ EU O ESCOLHI''.
O meu dispositivo é o DIU/SIU MIRENA. Eu o escolhi pelas grandes vantagens oferecidas pelo método contraceptivo. Mas a segurança deste, foi o principal fator. Pois eu sentia muito medo de engravidar de novo. Mesmo tomando a pílula certinha, eu ainda ficava insegura, após cada relação sexual que eu tinha. O mirena me trouxe segurança e sou muito feliz por ter optado por esse método.Quando eu quiser ter mais filhos, é só eu tirar o dispositivo :)

7-''É CARO? QUANTO VOCÊ PAGOU?''
O DIU de cobre é um dispositivo totalmente liberado pelo SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE), você não terá nenhum gasto com ele.
Já o MIRENA, o valor pode variar de R$ 770,00 á R$ 1.098,00. Depende do médico que você vai escolher, da região onde você mora, pode variar muito. Eu não paguei nada pelo dispositivo, pois, o meu plano de saúde na época, cobriu 100% do valor. Eu paguei R$ 400,00 para a minha ginecologista me aplicar a anestesia. Eu sempre digo, foi o melhor investimento que eu fiz!

Então meus amores, espero que vocês tenham gostado do post, se ainda ficou alguma dúvida, escreva aqui nos comentários que eu respondo. Fiquem com DEUS e até os próximos posts.
Beijinhos meu e do Miguel :* ♡💗



3 comentários :