terça-feira, 23 de junho de 2015

A amamentação

Olá leitores, hoje vim falar sobre o aleitamento materno. Desde os primeiros minutos de vida do Miguel, uma enfermeira já o colocou para amamentar. Foi uma experiência única e maravilhosa.
Hoje o Miguel tem 6 meses e ainda mama no peito. Tive muitas dificuldades de amamentar no início pois os meus seios feriam muito, sangravam e doíam. Usei bico de silicone, passei pomadas, ervas... Mas o que me ajudou mesmo foi a dica da minha ginecologista. O ''truque'' é o bebê abocanhar a auréola toda da mamãe, não pegando somente o bico do seio, e sim a região em volta. Graças a essa dica, a minha paciência e persistência até hoje o Miguel amamenta.
O leite materno possuí muita importância na vida dos nossos pequenos (as).Ele é o alimento ideal para os bebês, pois é completo: possuí todos os nutrientes necessários nos primeiros 6 meses de vida, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê.
Além de possuir grandes importâncias para o bebê, a amamentação também beneficia muito a mamãe. Além de reduzir o peso após o parto, diminui a ocorrência de diabetes e cânceres de mama, ovário e útero.

O colostro:

Nos primeiros dias após o parto, as mamas parecem flácidas, saindo pequena quantidade de leite chamado colostro, de cor amarelada e transparente. Apesar dessa pequena quantidade, o colostro alimenta e protege o bebê contra infecções nos primeiros dias de vida, pois tem mais proteínas e anticorpos que o leite maduro, e ainda estimula o intestino da criança a se desenvolver. Mas é importante lembrar que a amamentação é essencial até o sexto mês de vida do bebê.

Mamães, mesmo que o seu leite demore a descer, os seios ferirem, ou não tiver uma boa produção de leite, não desista e persista em amamentar o seu bebê. Ter uma alimentação saudável desde a gravidez ajuda muito que o seu leite produza com mais facilidade.
Beijinhos e até o próximo post ;*

Um comentário :

  1. Disse td flor, amamentação é importante demais para o desenvolvimento dos pequenos.

    ResponderExcluir